A Criação do “Direcção Nacional da Autoridade Veterinária”

Dra. Florência M. Cipriano empossada como

Directora Nacional da Autoridade Veterinária

 

 

Foi empossada no dia 13 de Abril de 2006 a Dr. Florência M. Cipriano como Directora Nacional da Autoridade Veterinária, que veria a ser transformada em Direcção Nacional dos Serviços de Veterinária por adenda ao regulamento interno do MINAG de 2007.

 

Este momento e marcou o primeiro passo  de viragem na história dos Serviços Veterinários em Moçambique e o princípio de uma nova era na defesa da economia e da saúde pública no país e são um passo decisivo ao encontro dos padrões internacionais mínimos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de que Moçambique é membro.

 

 

No quadro da reforma do sector público e da necessidade de revitalizar os Serviços de Veterinária dentro em conformidade com os padrões da OIE, o Gorverno de Moçambique, através do Minístro da Agricultura, solicitou á OIE a realização da avaliação de desempenho dos Serviços de Veterinária de Moçambique pelo método PVS, tendo sido enviadas duas missões de avaliação: uma para o PVS, realizada nos meses de Janeiro-Fevereiro de 2008 e a 2ª para PVS gap análise realizada mos meses de Setembro-outubro de 2009. Os relatórios destas avaliações foram aceites pelo Governo de Moçambique.

 

 

A Direcção Nacional dos Serviços de Veterinária é actualmente composta por 6 departamentos nomeadamente: o Departamento de Epidemiologia Veterinária, o Departamento de Prevenção e Controlo de Doenças, o Departamento de Controlo da Mosca tsé-tsé e Tripamossomoses, o Departamento de Controlo Veterinário da Fauna Bravia, o Departamento de Higiene e Saúde Pública e  o Produção Animal.